29.8.07

a paz pede coragem
arquivo de abril

A jovem da imagem do lado aquando duma entrevista na CNN no ano passado, chama-se Ava Lowry, tem 16 anos, vive numa pequena cidade do Alabama e, já em 2005 tinha iniciado a sua actividade na internet com o primeiro dos seus vídeos, por, como ela disse, "frustration" face ao impasse a que tinha chegado a guerra no Iraque. O balanço da guerra, do lado americano, era então de 1 509 mortos e, o seu vídeo terminava assim: "façam as perguntas que eles já não podem fazer".

Ava, que já não vai à escola, porque convenceu os pais a optar por uma educação a domicílio, pois já não sopurtava o sistema escolar que qualificava de fútil quando, por iniciativa do Estado do Alabama ao querer promover a leitura, podiam ler de tudo incluindo magazines de clubes de baby-sitters ou outra coisa qualquer sem interesse nenhum, durante meia hora mas, o seu professor proibiu-a de ler Michael Moore.





Em 2 anos, Ava produziu 70 vídeos e, vai buscar as imagens de que se serve, aos blogs de soldados e fotografias da actualidade, e, enquanto os canais televisivos não apresentam imagens de cenas "politicamente incorrectas" do ponto de vista iraquiano, ela, no entanto, não hesita em mostrar imagens de cenas crueis, que faz acompanhar por músicas dejajustadas que provocam um certo mal estar. Um dos seus vídeos mais apreciados, intitula-se "o que faz Jesus ?" onde se vêem crianças iraquianas mortas, feridas, ensanguentadas, em lágrimas, enquanto entoa a voz pura de uma criança que canta o hino "Jesus ama-me".




o site de Ava Lowry peace takes courage
a sua conta no Youtube peacetakescourage
feito a partir duma tradução que fiz dum artigo de Le Monde

2 comments:

PostScriptum said...

Brilhante, este teu post.

sem-se-ver said...

que vou citar (o post), com sua licença.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...