11.8.07

mais uma playlist para a semana
música barroca francesa

A música para esta semana é uma descoberta que já data do início deste século. Um disco editado pela alpha (editora francesa de música ainda pouco conhecida) em 2000 e uma gravação feita em 1999 numa capela em Paris. O grupo Le Poème Harmonique de Vincent Dumestre fez um excepcional trabalho de investigação e de intrepretação da música de Estienne Moulinié (1599-1676) com os seus instrumentos antigos.
Gosto de todos os CDs do Poème Harmonique e muito do trabalho desta editora, que tem um catálogo único, em que todas as capas em papel cartonado apresentam, de forma original, obras plásticas da época dos compositores que propõem. A imagem que se vê nesta capa é um pormenor duma gravura de Jacques Callot "les bohémiens en marche". No interior há ainda outro pormenor e na parte que dobra sobre o CD está uma reprodução completa da gravura.
Aqui podem ver a apresentação do CD e ouvir uma faixa, a nº 5, que não está na playlist que hoje coloquei no blogue e que espero que vos agrade.

4 comments:

Cristina said...

sempre a aprender :))))

passei para deixar um beijinho :)

e-ko said...

é aprender até poder, também aprendo muita coisa por aí!

bjnhs

Anonymous said...

e-ko,

excelente "amostra"!
Já te respondi ao desafio lá no cantito mas reforço aqui: acho a ideia do blogue musical fantástica e sinto-me honrada! :)
Jis,
M.

e-ko said...

já tinha visto mas como o tempo é pouco ainda não disse nada. lá para o fim do mês devo ter feito o quadro e depois lanço convites.

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...