7.6.06

voos secretos da CIA: 14 países implicados
Vol secrets de la CIA: 14 pays impliqués




Quatorze Estados europeus colaboraram com a CIA ou toleraram a transferência, por avião, de presumíveis terroristas, segundo um relatório de Dick Marty, do Parlamento do Conselho da Europa, que suspeita a Polónia e a Roménia de ter acolhido centros de detenção secretos.
"Está, agora, claro - mesmo se ainda não está apurada toda a verdade - que as autoridades de vários países europeus participaram activamente, com a CIA, em actividades ilegais, que outros as ignoraram, com conhecimento de causa, ou fingiram ignorar", indica Marty no seu relatório apresentado hoje.
O relatório põe em causa, por violações aos direitos das pessoas: a Suécia, a Bósnia-Herzegovina, o Reino Unido, a Itália, a Macedónia, a Alemanha e a Turquia.
"Outros Estados podem ser responsabilizados por conluio - activa e passiva - em matéria de detenções secretas e transferências ilegais": Polónia, Ruménia, Espanha, Chipre, Irlanda, Portugal e Grécia.
Fonte: AFP- 07/06/2006 O RELATÓRIO está aqui:

3 comments:

maloud said...

Será importante que se clarifique de vez as responsabilidades de cada Estado e situá-las no tempo. Talvez o inquérito, promovido pelo Parlamento Europeu e dirigido pelo deputado do PSD, cujo nome não recordo, faça alguma luz. No inquérito sobre o Echalon este mesmo deputado foi eficaz e pragmático.

e-ko said...

Vi, por vezes, muitas hesitações e contradições nas declarações desse tal deputado nesta questão dos voos da CIA. Não acredito nele, e creio mesmo que nada fará para esclarecer esta questão, porque o PSD não está interessado em por isto ao claro. Veja-se o que se passou com o vereador do urbanismo da câmara do Porto, tiveram que o atirar fora para que ele desse com a língua nos dentes.

maloud said...

Como calcula conheço bem as voltas e reviravoltas do Porto. Este senhor que foi condecorado hoje, o "só eu sou honesto", é perigoso. Para o Porto está a ser uma desgraça, mas entretanto pode aspirar a voos mais altos, e aí passa a ser o coveiro do país. O Rui Rio é um caso de populismo retorcido, e portanto mais difícil de desmontar que os majores e as Fátimas.
Quanto ao Carlos Coelho, julgo ser assim que se chama, espero que faça um trabalho com o mínimo de honestidade e não se detenha nos interessezinhos partidários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...