4.11.07

o desafio da página 161

Veio daqui o desafio para deitar a mão aos livros mais próximos, abrir a página 161 e transcrever para o blogue a 5ª frase completa. Dois dos livros que se encontram na pilha, aqui à mão de semear, não correspondem aos critérios do regulamento, um porque na página 161 apenas há uma imagem, o outro porque não tem 161 páginas. Mas vou contornar o regulamento, porque estes dois livros valem a pena. Portanto, para o primeiro vou escolher uma frase e para o segundo vai uma imagem e uma frase escolhida. O terceiro vai ser o primeiro:
Presenças Reais de George Steiner - "Tentar dizer o que acontece no nosso íntimo quando acolhemos com boas vindas e damos morada dentro de nós às presenças da arte, da música e da literatura é expormo-nos ao risco da confusão e do embaraço."
A Nossa Necessidade De Consolo É Impossível De Satisfazer de Stig Dagerman - "Não possuo filosofia em que possa mover-me como o peixe na água ou o pássaro no céu. Tudo em mim é duelo, uma luta travada a cada minuto da vida entre falsas e verdadeiras formas de consolo. Umas não fazem senão aumentar-me a impotência e tornar-me mais fundo o desespero, outras são fonte de temporária libertação. Falsas e verdadeiras! Deveria antes dizer verdadeira, pois só existe uma consolação verdadeiramente real: a que me diz que sou um homem livre, um indivíduo inviolável, ser soberano no interior dos seus limites."

A imagem é flora pintada numa parede de Stabies, exposta no museu arqueológico de Naples, e o livro é "le sexe et l'effroi", de Pascal Quignard, que veio para cima da secretária porque queria digitalizar algumas imagens dos frescos de Pompeia e Herculano, mas, como o scaner só funciona às vezes, aqui ficou à espera - "Horace dit sous Auguste: Carpe diem. (L'image de cueiillir chaque jour comme s'il s'agissait d'une fleur unique qui fleurit était alors une image neuve. Il n'y a pas deux jours; il n'y a pas deux fleurs; il n'y a pas deux corps; il n'y a pas deux visages)."

Et maintenant... o desafio vai para: (vou pensar e depois volto).

6 comments:

PostScriptum said...

Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és, não concordas? Excelentes escolhas.
Grato por teres dado continuidade ao desafio.
Abraço

sombra e luz said...

estou fascinada...
louca por fazer coisas como esses seus slideroll...
parabens, parabens, parabens

Marco Oliveira said...

DE tempos a tempos temos de responder a estas cadeias de posts!
:-)

PostScriptum said...

Há tanta delicadeza na música que escolhes...
Abraço, e-ko

Gi said...

Boa(s) escolha(s), sem dúvida. Andei à procura de um site com frescos que tinha guardado e perco-me nesta imensidão de links. O que tenho a fazer fica para mais tarde . Quando o meu scaner mental se lembrar de funcionar :)

Um beijo e bom fim de semana

PostScriptum said...

O teu blog está lindo, e-ko..
Que trabalho excelente!
Um beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...