7.9.07

mais vale ser rico e em boa saúde do que pobre e doente
il vaut mieux être riche et en bonne santé que pauvre et malade

"Ricos vivem em média mais 30 anos do que os pobres

A diferença da esperança média de vida entre os países mais pobres e os países mais ricos ultrapassa os 30 anos. Segundo uma versão provisória do relatório da Comissão Global sobre os Determinantes Socais da Saúde (CGDSS), da Organização Mundial de Saúde, o fosso não resulta apenas da probreza e da falta de condições adjacentes mas é também determinado pela hierarquia social. O relatório provisório foi publicado pela revista científica "The Lancet" e a versão final deverá sair em Maio de 2007."

"A teoria do "síndrome do estatuto" foi criada na década de 80, quando Marmont demonstrou que o risco de morte entre indivíduos dos quadros inferiores de uma profissão era quatro vezes maior do que entre os profissionais de topo. Segundo o relatório, os indivíduos mais pobres de Glasgow, na Escócia, têm uma esperança média de vida na casa dos 54 anos, o que é um índice menor do que o registado na Índia."
Pois, como diz o ditado francês: "il vaux mieux être riche et en bonne santé que pauvre et malade", já traduzido no título.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...