6.5.07

in... justiças e securitarismo

Em Portugal uma mulher de 70 anos vai a tribunal por ter furtado um produto no valor de quatro euros, sensivelmente, enquanto muito boa gente se apodera individamente de milhares sem que seja minimamente apoquentado...
Em França, desde 2003, uma lei de Sarkosy sobre a segurança interior, obriga uma centena de delitos à recolha de dados genéticos. Dois miúdos de 8 e 11 anos, irmãos, por terem roubado dois bonecos e duas pequenas bolas saltadoras, em plástico, cujo valor não deve ultrapasar o do creme que a senhora de 70 anos é acusada de ter furtado, foram convocados pela polícia para fazerem fichas com fotografias, impressões digitais e genéticas. Como todos os franceses, o pai julgava que este tipo de ficheiros estava reservado aos delinquentes sexuais e aos adultos.
Parece que o securitarismo sarkosysta tempara nos revelar ainda mais algumas surpresas... só o Chirac é que vai escapar a qualquer processo quando o seu "amigo" Nicolas o substituir no Eliseu... Só por isto, a Ségolène devia ganhar as eleições!

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...