4.1.07

ainda o envelope 9
ou como confiar na confidencialidade dos nossos dados informáticos

Quem é que nos garante que as nossas informações confidenciais pessoais contidas no futuro cartão único, não serão divulgadas a qualquer um e de qualquer maneira? Leiam as declarações, de uma técnica de informática da PT, feitas hoje no Parlamento e no seguimento do caso do envelope 9:

"Ouvida no Parlamento Envelope 9: técnica da PT diz que "é normal" juntar dados de telefones
04.01.2007 - 15h25 Lusa

Uma técnica de informática da Portugal Telecom (PT) disse hoje, no Parlamento, que "é normal" o seu departamento juntar dados de telefones da mesma conta em ficheiros Excel, em resposta a pedidos de informação internos, como aconteceu com o chamado envelope 9.

Ana Paula Fernandes foi a técnica da PT que em 2003 recolheu os dados telefónicos e introduziu um filtro no ficheiro Excel que viria a constituir o chamado envelope 9, anexo ao processo judicial da Casa Pia.

Ouvida hoje na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar sobre o envelope 9, Ana Paula Fernandes relatou ter recebido um pedido interno de facturação detalhada de apenas "um número de telefone pertencente a uma determinada conta", num período de tempo.

Contudo, a funcionária do departamento de sistemas de informação da PT salientou que só podia fazer a recolha "de toda a informação daquela conta cliente" porque os dados são acessíveis sempre a partir "do número de cliente".

Questionada pelo deputado do BE Fernando Rosas sobre se "é normal atrás de um número virem outros", Ana Paula Fernandes afirmou que "era normal e é normal" e que na altura "não sabia se precisavam da informação de outros números de telefone daquela conta".

"Não sabia a que se destinava a informação. Imagine que era para um cliente fazer a reclamação da factura", justificou. "Extraí toda a informação da conta cliente, não tenho outra forma de extrair aquela informação", acrescentou.A informática contou que respondeu ao pedido do "back office", enviando por email um ficheiro de Excel, como sempre fazia e faz, com um filtro "para mostrar de imediato o número de telefone que foi solicitado", ocultando os outros telefones daquela conta."

no público de hoje
Parece impossível... Ponham-se a pau!

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...