2.5.06

A Liberdade de Imprensa deteriora-se no mundo e na Europa

Segundo Reporteres Sem Fronteiras, pela ocasião da 16º dia internacional da liberdade de imprensa, 63 jornalistas e 5 colaboradores de média, foram mortos em 2005, e, acrescentam que cerca de um terço da população mundial, vive em países, onde não há liberdade de imprensa.
RSF, considera que a situação se degrada, também, na Europa, onde é crítica na Rússia e preocupante em Itália. A organização, evoca a agressão de jornalistas em França, na altura dos motins dos subúrbios. Mas também os múltiplos atropelos ao princípio da protecção das fontes jornalísticas, que é reconhecida pela "Cour Européenne des Droits de l'Homme".
Este ataque contra o segredo das fontes, princípio indispensável ao jornalismo de investigação, verificam-se não só na Europa, como nos Estados Unidos, Canadá e restantes países do continente americano, mesmo aonde a liberdade de imprensa é, oficialmente, reconhecida.

1 comment:

maloud said...

Em ditaduras ou em democracias aparentes conta-se infelizmente com toda a parafrenália de repressão. O que começa a ser preocupante é o ataque ora aberto, ora encapotado, nas democracias com regras bem estabelecidas e sufragadas. Só uma opinião pública forte pode defender a liberdade de imprensa na sua plenitude. Porque até nas democracias há a tentação de "matar" o mensageiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...