4.11.07

o desafio da página 161

Veio daqui o desafio para deitar a mão aos livros mais próximos, abrir a página 161 e transcrever para o blogue a 5ª frase completa. Dois dos livros que se encontram na pilha, aqui à mão de semear, não correspondem aos critérios do regulamento, um porque na página 161 apenas há uma imagem, o outro porque não tem 161 páginas. Mas vou contornar o regulamento, porque estes dois livros valem a pena. Portanto, para o primeiro vou escolher uma frase e para o segundo vai uma imagem e uma frase escolhida. O terceiro vai ser o primeiro:
Presenças Reais de George Steiner - "Tentar dizer o que acontece no nosso íntimo quando acolhemos com boas vindas e damos morada dentro de nós às presenças da arte, da música e da literatura é expormo-nos ao risco da confusão e do embaraço."
A Nossa Necessidade De Consolo É Impossível De Satisfazer de Stig Dagerman - "Não possuo filosofia em que possa mover-me como o peixe na água ou o pássaro no céu. Tudo em mim é duelo, uma luta travada a cada minuto da vida entre falsas e verdadeiras formas de consolo. Umas não fazem senão aumentar-me a impotência e tornar-me mais fundo o desespero, outras são fonte de temporária libertação. Falsas e verdadeiras! Deveria antes dizer verdadeira, pois só existe uma consolação verdadeiramente real: a que me diz que sou um homem livre, um indivíduo inviolável, ser soberano no interior dos seus limites."

A imagem é flora pintada numa parede de Stabies, exposta no museu arqueológico de Naples, e o livro é "le sexe et l'effroi", de Pascal Quignard, que veio para cima da secretária porque queria digitalizar algumas imagens dos frescos de Pompeia e Herculano, mas, como o scaner só funciona às vezes, aqui ficou à espera - "Horace dit sous Auguste: Carpe diem. (L'image de cueiillir chaque jour comme s'il s'agissait d'une fleur unique qui fleurit était alors une image neuve. Il n'y a pas deux jours; il n'y a pas deux fleurs; il n'y a pas deux corps; il n'y a pas deux visages)."

Et maintenant... o desafio vai para: (vou pensar e depois volto).

6 comments:

  1. Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és, não concordas? Excelentes escolhas.
    Grato por teres dado continuidade ao desafio.
    Abraço

    ReplyDelete
  2. estou fascinada...
    louca por fazer coisas como esses seus slideroll...
    parabens, parabens, parabens

    ReplyDelete
  3. DE tempos a tempos temos de responder a estas cadeias de posts!
    :-)

    ReplyDelete
  4. Há tanta delicadeza na música que escolhes...
    Abraço, e-ko

    ReplyDelete
  5. Boa(s) escolha(s), sem dúvida. Andei à procura de um site com frescos que tinha guardado e perco-me nesta imensidão de links. O que tenho a fazer fica para mais tarde . Quando o meu scaner mental se lembrar de funcionar :)

    Um beijo e bom fim de semana

    ReplyDelete
  6. O teu blog está lindo, e-ko..
    Que trabalho excelente!
    Um beijo

    ReplyDelete